quinta-feira, 7 de agosto de 2008

CAMBONAR

Da minha amiga, irmã e grande amor de minha vida e que a Vida Maior permitiu conhecer ao vivo e a cores, me recebendo de braços e coração abertos. A Kátia Manta Rister e sua família, Sr. Arthurzão, Sra. Rosa, Arthurzinho (uma bichaça louca, mas muito macho,rsrsrsrsrs) e a todos do T.E.U.Cacique Águia Valente em São Caetano do Sul;

Meu fraterno Saravá!

CAMBONAR

"O ato de cambonear ou cambonar é o ato de servir.

O mundo perfeito seria : quando entrar para uma gira o médium deveria cambonar durante um bom tempo - considero o mundo perfeito 1 ano.

Com isso ele vai aprender a diferenciar as entidades, o que fumam, bebem, falam, usam, desenham, incorporam, desencorporam.

Aprender que toda consulta é sigilosa e que devemos falar em tom baixo durante pois ninguém tem que ouvir ou entender ou saber o pq da consulta.

Devemos orientar os consulentes quanto ao entrar na gira, cumprimentar a entidade e fazer com que ela se senta a vontade para expor seus problemas.

Mas que lá não é casa da "mãe Joana" para ficar conversando ou brincando durante a sessão.

Respeito com o médium e com a entidade, cuidado com o que fumam, andar com "fogo" para acender o charuto ou cigarro.
Ver se a entidade precisa de água ou alguma coisa.. e tirar e arrumar o cabelo do médium.

Ter ciência que muitas vezes seremos peça de decoração pois o recado não é para gente, mas em alguns momentos teremos que dar o dobro de atenção para ouvir, traduzir e explicar.

Não temos dar nossa opinião e sim traduzir o que a entidade esta falando.

Responsabilidade: se não ouvirmos devemos perguntar até entender o que devemos explicar pois uma explicação errada e a responsabilidade é minha.

Quando a entidade esta "chegando ou indo" devemos segurar, mas não apertar e sim apenas amparar, encostar a mão delicadamente no médium para que este não caia e não apertar para não tirar a vibração (senão o médium fica mausss).

Dar recados, pegar as velas, papeis e fazer anotações.

Quando não puder servir a entidade na hora, nakele momento, peça desculpas e avise: " já volto", "só um momento", "desculpe a demora".

Peça licença para passar na frente na entidade, ela pode estar trabalhando espiritualmente e vc passar na frente pode "levar junto".

Quando a entidade estiver dando passe, não passe atras dela, e sim na frente.. se observar vai ver que ela "joga as coisas para traz"...

Quando a entidade esta fazendo um "ponto" para o consulente, fique ao lado mas não passe nada por cima do ponto..lembre-se que o ponto riscado fica em "3D" no plano espiritual..

Ao pegar alguma coisa da entidade - peça licença e ao apagar um ponto peça licença... Educação é bom e respeito .. mais ainda :o)

se vc ver que a roupa esta incomodando, arrume, suba a calça, arrume as mangas.. deixe a entidade mais confortável possível..

Cambono tem que ter o radar ligado 26 horas durante o trabalho.

Se vc pediu silêncio e não adiantou... uso de boa educação e mande FICAR QUIETO e se não resolver fale com a entidade que esta tomando conta do trabalho.

Temos que cantar, bater palma, dançar, rezar :o)

Durante os pontos riscados, não fique sentado do lado da entidade e sim em pé próximo pois se tiver que pegar material será mais agil.

Ao sentar no chão o cambono ocupa um lugar que poderia ser da entidade, por isso fique de pé ao lado da entidade e nunca em cima da entidade que esta trabalhando.

Quer conversar com outras entidades, fazer sua consulta, deve-se perguntar ao guia chefe se pode ir ou avisar o cambono que cuida das consultas para que ela avise que aquela entidade tem X consultas contando com vc.

Brincadeiras.. dentro da casa não é lugar para rir alto ou ficar fazendo piadas.. claro que situações engraçadas acontecem mas a gira não deve parar para que vc dê risada.

Exerça sua função com responsabilidade e não como passa tempo."

Paz e Luz!

Um comentário:

Estela disse...

Oi, irmão Edenilson!
Que show de postagem, viu!
Estou iniciando os primeiros passos na Umbanda, e ainda nem comecei meus estudos formais na Casa que freqüento, mas não páro de buscar mais conhecimentos.
Até atingir a honra e a responsabilidade de cambonear (e se isso for da vontade de nosso Pai Maior) nada como um texto brilhante e esclarecedor como esse.
Muito obrigada pela generosidade em partilhar essas informações, que todos os umbandistas deveriam ler!
Receba as bênçãos de nosso Pai Oxalá!
Grande abraço!